Somos duas amigas, nascidas no mesmo ano, mas em continentes diferentes, uma na terra do fado, outra na terra do samba, uma loira, outra morena, com um oceano pelo meio, mas que só fisicamente nos separa. Gostamos ambas de nos divertirmos e de coisas bonitas. Sim, vaidosas q.b.. As nossas intermináveis conversas com sotaques sobre quase tudo dão um blog. Porque ainda há muito a descobrir entre os dois países. E afinal não somos tão diferentes assim.



segunda-feira, 24 de março de 2014

O trânsito de São Paulo...

Berta:
Agora já com algum conhecimento de causa (se bem que nunca fui em hora de "rush"), vou falar dos transportes em São Paulo. Vou ser meiguinha: são ruinzinhos... 

Os autocarros / ônibus, para além de um inusitado sistema de catraca (eu disse logo que não funcionava :-P), não são tão arrumadinhos como os de Portugal... que também não são uma maravilha, mas um modelo ou outro é ajeitadinho. Muitas das estradas também são o "valha-me Deus"...


O metro é bom. De aspecto, melhor que o de Lisboa, pior que o do Porto. :-P Tem o problema de lotar também, e parece que a situação fica mesmo complicada.


O trânsito é mundialmente conhecido como sendo o caos. E é.

Acho que herdaram bastante do nosso tipo 'tuga' de condução, cada asneirada... :-P Linhas contínuas é mentira, circular à direita é mentira, respeito pelas passadeiras / faixas para pedestres é mentira. A "parte boa" é que acho que não buzinam tanto.

As motas é que buzinam continuamente para furar o trânsito e vêm de todo o lado, acredito que às vezes de cima e de baixo também. Os sustos que eu já levei!

Está em curso o sistema de "rodízio" em que, dependente do número final de matrícula, um determinado veículo pode ou não ser usado em dias e horas estipuladas, num esquema de alternância.

Nos semáforos / faróis vêm aos carros vender de tudo um pouco: água, doces, limpa pára-brisas, capas para volantes, ambientadores... :-P A pessoa já que está presa no trânsito, ao menos vai adiantando as compras.


Depois, para não facilitar, tudo é longe... Acho que o sonho de qualquer paulista seria fazer os 300 kms de Porto - Lisboa em pouco mais de 2 horas e meia...

Sem comentários:

Enviar um comentário